O sal, que por muitos anos foi usado com o objetivo de conservar alimentos, hoje é utilizado como tempero. Ele está presente no nosso dia-a-dia, seja na comida, nos fast foods do final de semana ou no refrigerante. Porém, em excesso, o sal pode trazer problemas para a nossa saúde, como hipertensão arterial, pedra nos rins e osteoporose.
Quanto de sódio é recomendado por dia?
Calma! O sal não é apenas prejudicial. Quando consumido em quantidade adequada, ele ajuda o funcionamento do organismo. E, ao contrário do que muita gente pode pensar, você não deve corta-lo completamente da sua dieta, pois isso afetaria a distribuição dos líquidos corporais dentro e fora das células.
A necessidade diária de sódio corresponde a 500mg, sendo aproximadamente 2g de sal (1/2 colher de café). No entanto, os brasileiros costumam consumir o dobro disso.
A falta de sódio no corpo pode causar fraqueza, confusão mental, queda de pressão, entre outros sintomas. Além disso, o sal é nossa principal fonte de iodo. Sua deficiência pode causar abortos espontâneos e deficiência mental.
Tipos de sal
Existe sal mais adequado? Na verdade, não. O que você deve ficar atento é à quantidade de sódio que está consumindo. Os diferentes tipos que encontramos no mercado dão apenas sabores diferentes.
Entretanto, o sal light e o sal marinho costumam ser os mais recomendados. Já que o primeiro possui menor taxa de sódio e o segundo é rico em minerais.
Sal de cozinha: o mais comum no nosso dia a dia. Possui 40% de sódio e 60% de cloro;
Sal light: possui 30% de sódio e 70% de cloro. Porém, por seu sabor ser mais suave, as pessoas acabam exagerando, anulando seu benefício;
Sal marinho: não passa por branqueamento, por isso é rico em minerais. Possui aproximadamente 84 elementos.
Sal grosso: assim como o sal de cozinha, ele possui 40% de sódio e 60% de cloro. A única diferença está na sua granulação.
Quais problemas o excesso de sal pode trazer para minha saúde?
Obesidade: O sódio faz o organismo reter mais líquido do que o normal e isso resulta em aumento de peso.
Hipertensão: O sódio carrega as moléculas de cálcio para a parede interna dos vasos sanguíneos, intensificando a contração deles o que, com o tempo, os torna mais espessos e menos flexíveis, resultando no aumento da pressão sanguínea.
Osteoporose: O excesso de sódio causa perda de cálcio pela urina, com isso o corpo precisa compensar retirando cálcio dos ossos e enviando para a corrente sanguínea. Com isso os ossos ficam fragilizados e mais propensos a lesões.
Quais alimentos devo evitar?
Para evitar o excesso de sal muitas vezes é importante adotar novos hábitos alimentares. Evitar alimentos industrializados, congelados, fast foods e refrigerantes é um ótimo começo.
No entanto, você também deve cozinhar com menos sal. Os alimentos industrializados correspondem 23,8% do sódio que consumimos, o restante é o que adicionamos no preparo final dos alimentos.
Manter uma alimentação balanceada é fundamental para manter o bom funcionamento do nosso corpo.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco aqui!