No mês de novembro é celebrada a campanha Novembro Azul, para conscientização e combate ao câncer de próstata.

 

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula presente na parte baixa do abdômen do homem que envolve a porção inicial da uretra e é responsável pela produção de parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberados durante o ato sexual.

O câncer de próstata acontece quando há multiplicação desordenada das células da próstata. Essa ação faz com que a glândula inche, forçando contra a parede da uretra e obstruindo a passagem da urina.

O problema é quando essas células começam a se espalhar pelo corpo através da metástase, afetando outros órgãos ou ossos, podendo levar o paciente ao óbito.

 

Sintomas e diagnóstico

O câncer de próstata é uma doença que se desenvolve lentamente e geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial. No entanto, alguns dos sintomas que podem aparecer nos outros estágios são:

A doença pode ser detectada através do exame de sangue, urina, ultrassom e, principalmente, pelo toque retal, onde o médico consegue sentir se há rigidez na glândula e detectar anomalias.

 

Dados e prevenção

Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele não-melanoma.

Se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem até 90% de chance de cura. A doença é mais comum entre homens com idade acima dos 50 anos, por isso o indicado é que se faça anualmente os exames do PSA (Antígeno Prostático Específico), que mede através do sangue os níveis da proteína produzida pelo tecido prostático normal ou pelo tumor. É muito importante que junto com exame de sangue seja feito o controle através do exame físico (toque retal) que analisa o estado da próstata do paciente. No entanto, quem tem histórico de câncer de próstata na família ou quando recomendado pelo médico, deve começar os exames preventivos aos 45 anos.

Existem estudos que indicam que os homens são a minoria na busca de atendimento médico, o que acarreta em menor expectativa de vida.

O Câncer de Próstata deve ser levado a sério e os homens não podem descuidar da saúde. Por isso, procure seu médico, faça regularmente seus exames e atente-se para sua saúde. Alimente-se bem e busque uma vida saudável.

Se precisar dos nossos serviços, entre em contato com uma de nossas unidades clicando aqui!