Já pensou em empreender no segmento da saúde? Essa é uma das áreas mais promissoras do mercado, afinal, a saúde é um serviço essencial a todos.
Segundo o Estudo de Geografia Econômica da Saúde no Brasil, de 2020, esse setor teve um crescimento médio de 13,6%, mesmo nos piores anos da crise econômica.
Um dos motivos está atrelado ao constante processo de sucateamento do SUS, que, em consequência, leva mais pacientes a procurarem a rede privada. Outra razão é a necessidade da expansão da saúde suplementar, onde novas demandas surgem alinhadas à realidade e necessidade da população que “consome esse produto”.
O estudo indica ainda que 75,5% das instituições de saúde são privadas. Ou seja, a cada 4 estabelecimentos, 3 são da rede particular.
Mas por que empreender, especificamente, no tratamento de feridas? Continue com a gente para entender mais sobre esse mercado que cresce exponencialmente.
O mercado da saúde tem diversas áreas de atuação para aqueles que têm o sonho de empreender e obter sucesso com o seu próprio negócio. Uma das áreas promissoras é a de manipulação e tratamento de feridas e lesões cutâneas.
Mas para isso, você precisa entender e atender a alguns “pré-requisitos” básicos para abrir o seu negócio…
Uma clínica de tratamento de feridas, como qualquer outro empreendimento, precisa de alguns conhecimentos básicos de administração e gestão, como o entendimento de quais custos impactam no seu preço final, quais as despesas do dia a dia, qual o montante da reserva financeira que você precisa ter como fluxo de caixa, entre outras informações que órgãos como o Sebrae conseguem ajudar, e muito, na criação de um plano de negócio.
Além de conhecimentos básicos da gestão diária da clínica, é recomendado que o você tenha uma formação que ofereça conhecimento vasto e técnico sobre o manejo, a fisiopatologia e as particularidades das feridas, isso irá ajudar a reduzir os custos do início das operações da clínica.
A clínica de tratamento de feridas é um centro composto por profissionais da saúde especializados em estomaterapia, oxigenoterapia, laserterapia ou outras áreas destinada ao tratamento de feridas agudas ou crônicas.
Nessas unidades o paciente recebe todo o apoio, desde o diagnóstico do médico, até a avaliação, manejo e cuidados com as lesões, de acordo com a sua patologia. Esse tratamento pode ocorrer através de diversas técnicas, como coberturas especiais, oxigenoterapia hiperbárica, laserterapia, entre outras.
A O2Hiperbárica é um exemplo de clínica de tratamento de feridas, onde o foco é a oxigenoterapia hiperbárica.
Para empreender em saúde você precisará seguir uma série de normas técnicas de segurança e higienização, necessitará de um responsável técnico com formação na área específica, liberação dos órgãos regulamentadores e de uma estrutura que permita a recepção dos pacientes de forma acessível.
Além disso, precisa estar ciente que gestão demanda de muito esforço e conhecimento, um investimento financeiro inicial e resiliência, para que seu negócio prospere. Não tente dar o seu máximo sem antes se preparar para tudo que estará por vir.
Por esse motivo, as franquias de saúde se tornam a opção mais vantajosa em muitos aspectos, pois permitem que o empreendedor tenha diversas etapas da regulamentação facilitada pela franqueadora e recebam um negócio já consolidado, sem passar por grande parte da burocracia que passaria se começasse do zero. Recebe também suporte na implementação e aquisição de clientes e parcerias com planos de saúde por parte da franqueadora.
Além disso, como franqueado, o empreendedor acaba passando por uma economia de tempo e dinheiro que pode chegar a 30% em comparação a outros tipos de negócio. Esse fato ocorre devido ao know-how e conhecimento dos gargalos de implantação, com ganhos em escala nas aquisições e treinamentos.
Já ouviu falar nessa palavra? Networking nada mais é do que a construção de relações que possibilitam trocar informações, experiências e potencializar seu crescimento através desses relacionamentos, influenciando positivamente no seu negócio.
No ramo da saúde, essa é uma fase muito importante para o sucesso dos empreendimentos. E no tratamento de feridas não é diferente! Você precisará firmar parcerias com outros médicos, de especialidades e áreas diferentes da sua, para que seu negócio sempre seja recomendado aos pacientes que necessitem de sua ajuda.
Grande parte da demanda de uma clínica de tratamento de feridas é oriunda de fortes parcerias e médicos prescritores do tratamento.
Vá ao campo de trabalho desses profissionais, apresente suas soluções, cultive boas relações e passe a gerar resultados qualificados para os pacientes que eles indicarem.
Você estará praticando um apoio recíproco e de grande importância!
Mesmo que muito importante, a relação com outros profissionais da saúde não deve ser o único meio que você tem para atrair clientes. Você deve dar autonomia para que seus pacientes te procurem também. Mas como chegar até eles para que saibam da existência da sua clínica?
Hoje, 99% das pessoas que possuem acesso à internet usam smartphones e, dentro deles, estão os aplicativos, redes sociais e o acesso rápido e fácil a diversas plataformas e sites. Já foi comprovado que o marketing digital traz benefícios significativos às empresas e isso não é à toa!
Além de ter presença online, é fundamental aparecer nos sites de buscas quando um potencial cliente busca pelo serviço que você oferece. Mas para isso, é necessário investir em conhecimento técnico que permita melhores rankeamentos para a sua marca.
No entanto, o marketing não se prende somente ao digital, ele pode passar também pelas mídias offline, como rádio, TV, jornais e revistas impressas.
Mas para isso é fundamental ter assessoria de profissionais com especialidade no marketing médico, pois existem diversas diretrizes impostas pelos órgãos reguladores, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) a respeito desse tipo de divulgação que, quando não cumpridas, podem acarretar em punições.
Por ser um nicho específico dentro da medicina, as clínicas de tratamento de feridas não são tão comuns em muitas regiões, o que pode gerar ao mesmo tempo vantagens e desvantagens.
Faça pesquisas de mercado, analise a população e o PIB da região onde você deseja empreender, contate a prefeitura local e estude as concorrência e caso tudo isso se torne moroso para você realizar, talvez pense em buscar franquias deste modelo de negócio.
Empreender em saúde pode ser um grande passo para o sucesso não só seu, mas também da sua cidade!
A O2 Hiperbárica é uma franqueadora especializada no tratamento de feridas agudas ou crônicas através da Oxigenoterapia Hiperbárica.
Essa terapia é uma modalidade ainda pouco difundida no mercado, promissora e que pode potencializar a carreira de médicos empreendedores que querem se tornar gestores de sucesso!
Acompanhamos nossos franqueados desde a abertura da empresa até a administração no dia a dia, orientando e entregando um modelo de gerenciamento já estabelecido no mercado. Além disso, a O2 Hiperbárica já é conhecida em diversos estados brasileiros.
O tratamento é reconhecido pelo CFM e indicado por médicos no tratamento de diversas condições, já que oferece celeridade ao processo de recuperação dos pacientes.
Nosso foco é trazer qualidade de vida para todas as pessoas no Brasil