Se você quer abrir um negócio, mas se sente inseguro, não sabe por onde começar e nem se tem o perfil ideal para empreender, você está no lugar certo. Nesse artigo você vai aprender como desenvolver um perfil empreendedor, o primeiro passo para conquistar o sucesso profissional.

 

O que é empreendedorismo?

 

Ter perfil empreendedor faz toda a diferença quando você quer abrir o próprio negócio. Mas afinal, o que é empreendedorismo?

De acordo com o dicionário, empreender significa: decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar; pôr em execução; realizar. Essa definição exprime bem o ato de assumir desafios, desenvolver um conjunto de ações, conhecimentos, habilidades e tirar um sonho do papel para transformá-lo em realidade.

Portanto, o empreendedorismo é a capacidade que um indivíduo tem de identificar uma oportunidade no mercado, estabelecer metas e investir recursos para desenvolver uma atividade que vai gerar retornos financeiros.

Porém, nem todo mundo está disposto ou preparado para se aventurar nesse mundo. Muitos esbarram na insegurança, na dificuldade de compreender o mercado e nos receios de investir tudo em um projeto e acabar não dando certo.

Um questionamento muito comum que costuma surgir é “será que tenho um perfil empreendedor?”. Foi para você, que está com essa dúvida, que preparamos o próximo tópico.

 

5 principais características para se tornar um empreendedor

 

Algumas pessoas nascem, sim, com espírito empreendedor. Aquele que está o tempo todo tendo inúmeras ideias inovadoras, que não tem medo de arriscar e que tem uma percepção enorme de mercado.

No entanto, para empreender, você não precisa necessariamente nascer com essa personalidade. Muitas dessas características são possíveis de serem desenvolvidas. Por isso, separamos as 5 principais características para você se tornar um empreendedor e conquistar o seu lugar no mercado.

 

1.      Autoconfiança

 

Para começar a agir, é fundamental confiar no seu projeto. Afinal, se você não acreditar, quem mais vai?

No entanto, a confiança não surge do nada. Por isso, é fundamental que você estude bem todos os detalhes do seu plano de ação. Assim, você naturalmente vai sentir mais segurança no seu negócio.

A confiança na tomada de decisões é um fator extremamente importante, pois ela leva a pessoa a buscar novas maneiras de conduzir aquele projeto e faz com que ela se arrisque mais, gerando novas oportunidades.

 

2.      Capacidade analítica

 

A capacidade analítica possibilita ter uma visão mais ampla do mercado, ver quais são as tendências e quais caminhos não devem seguir.

Junto com a visão de até onde se quer chegar, essa habilidade ajuda a estabelecer estratégias e quais ações serão necessárias para alcançar o sucesso do seu projeto, buscando sempre resolver problemas de maneira satisfatória.

 

3.      Proatividade

 

Não adianta ter uma ideia incrível com alto potencial de crescimento se te falta iniciativa. Sem essa característica você acaba esperando muito as coisas acontecerem e deixa de agir nos momentos cruciais que precisam de uma decisão.

Ser proativo é correr atrás e antecipar possíveis demandas. Assim você consegue evitar que ameaças atrapalhem seus resultados e consegue superar problemas antes que eles venham a paralisar seu trabalho.

Se movimente, busque os melhores fornecedores, oportunidades de negócio, apresente o seu produto ao invés de esperar que as pessoas busquem por ele. Enquanto você aguarda, um concorrente pode estar fechando um negócio que poderia ser seu.

 

4.      Ambição

 

Ter ambição é ter consciência de onde você quer chegar e, com isso, traçar metas e projetos que possibilitem sua jornada.

Essa característica é usada como um estímulo para usar sua capacidade a seu favor, diferente da ganância que é mais no sentido de passar por cima de tudo e todos, muitas vezes até mesmo de forma antiética.

 

5.      Interesse em aprender

 

Uma das principais características que um empreendedor deve ter é interesse em aprender. O indivíduo deve estar disposto a buscar informações, se atualizar e expandir suas áreas de conhecimento.

Quando você entende sobre diferentes assuntos, isso permite que você negocie e feche negócios com públicos distintos, aumentando sua gama de possíveis clientes.

Além disso, é fundamental buscar feedbacks em todos os setores, assim você poderá observar quais os erros mais comuns que você está tendo e pode aprender com eles, melhorando o desempenho da sua empresa.

 

Quiz

Nós criamos um Quiz especial para ajudar você a reconhecer e identificar seu perfil empreendedor e qual estágio de preparo você está.

[interact id=”606e0bae18502400170863f1″ type=”quiz” mobile=”false”]

 

Tipos de empreendedorismo

 

Agora que você já sabe quais características precisa ter para empreender, precisa entender quais os tipos de empreendedorismo existem para decidir sobre qual vai se aventurar.

 

Informal

O empreendedor informal atua sem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e sem emitir nota fiscal. Encaixam-se nessa categoria os ambulantes e motoristas de aplicativo, por exemplo.

A desvantagem dessa modalidade é que o trabalhador informal não conta com direitos trabalhistas e sofre uma série de restrições, como acesso a crédito e outros benefícios que são dados a quem está formalizado.

 

Corporativo

Os empreendedores corporativos são aqueles que atuam como empregados dentro de empresas já existentes, identificando, desenvolvendo e implementando ações que ajudam a inovar os negócios da instituição.

Um exemplo é o Gmail, que foi criado por um funcionário dentro da Google.

 

Individual

O empreendedorismo individual virou tendência nos últimos anos, grande parte pela necessidade do brasileiro em criar novas fontes de renda. Aqui se encaixam o MEI, Microempreendedor individual, e a EIRELI, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Essa modalidade permite que o indivíduo possa empreender por conta própria no mercado, com menor escala de ação e podendo emitir nota fiscal com baixo custo tributário, principalmente no MEI. É uma maneira facilitada para quem está começando no empreendedorismo.

 

Franquias

O empreendedor de franquias recebe um modelo de negócio pronto, testado, com marca estabelecida no mercado e ainda conta com o know-how da franqueadora.

Por isso, esse tipo de empreendedorismo é considerado mais seguro e fácil de ser executado, pois ele conta com processos bem definidos. Sua única obrigação aqui é a implementação de todas as etapas, que geralmente acontece juntamente com a equipe da franqueadora.

 

Digital

A internet é um dos principais motivos pelo aumento do empreendedorismo no Brasil e no mundo, pois ela possibilita empreender virtualmente.

Essa modalidade atende lojistas, através do e-commerce; produtores de conteúdo, com cursos online, podcasts e blogs; e os desenvolvedores de aplicativos, como Netflix, Uber, Ifood, entre outros.

O empreendedor individual pode se enquadrar em diversas modalidades fiscais, MEI, Eireli, Micro Empresa, entre outras.

 

Social

O empreendedor social é aquele que tem objetivo de beneficiar a sociedade, oferecendo saúde, educação, moradia ou cuidando do meio ambiente.

Esse tipo de empreendedorismo não tem foco no lucro, como ONGs. Aqui, ele é direcionado ao projeto social da empresa.

 

Cooperativo

O empreendedorismo cooperativo acontece quando empreendedores individuais da mesma área se juntam em prol de uma causa comum, para se apoiar e aumentar suas forças no mercado.

As empresas podem investir juntas em pesquisas, prover insumos por preços melhores e investir em infraestrutura comunitária, por exemplo.

 

Como identificar o empreendimento ideal

 

Agora que você já sabe quais características precisa ter para ser um empreendedor de sucesso e quais os tipos de empreendedorismo você pode optar, chegou a hora decidir qual caminho seguir.

Busque sempre levar em consideração suas preferências, afinal, pode ser a área que você tem maior domínio. Dominar um assunto no empreendedorismo pode ser o diferencial para aquele negócio dar certo ou não.

Além disso, é importante buscar informações sobre o setor escolhido. Busque informações de mercado, as tendências e experiências com outros empreendedores da área. Assim você expande seu conhecimento sobre o assunto, o que melhora sua capacidade de traçar estratégias para o seu próprio negócio.

Como vimos, as opções para quem quer empreender são muitas. Independentemente de ter experiência ou não, o importante é começar de alguma maneira. Seja como Microempreendedor Individual ou investimento no modelo de franquias.

Se você quer saber mais sobre empreendedorismo, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse.

Se você quer saber mais sobre empreender em feridas, leia este texto AQUI em nosso blog!